DIA INTERNACIONAL DO DESAFIO E DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR - 29/05/2019

9:00 - 9:15 Alongamento Aquecimento
9:15 - 9:30  Caminhada
9:30 - 10:15  Dança Atividade Geral
10:15 - 11:00  Estações de: Slackline -  Malabares -  Treinamento Funcional  - Powerlifting
11:00 - 11:45 Gincana
11:45 - 12:00 Meditação
12:00 Encerramento

Challenge Day – Dia do Desafio - Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil, tendo início no ano de 1995, e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

O World Play Day/Dia Mundial do Brincar - Criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data - 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito. Relembra que o Brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

A Fusão – No dia 31 de maio de 2017, por iniciativa da equipe do programa UniversIDADE e da equipe da Ecobrinquedoteca, foi realizado um evento que a proposta foi fundir os 2 eventos internacionais em um único evento voltado para o seguinte público: os alunos e instrutores do programa, a equipe da Ecobrinquedoteca e a comunidade interna e externa da Unicamp. Os resultados desta experiência serão apresentados neste relatório.